Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Olhe que não, dr. Mexia!

Guilherme Diaz-Bérrio, 08.03.12

presidente executivo da EDP afirmou hoje que "a questão da existência de rendas é um falso problema", negando haver ganhos excessivos da empresa, ao contrário do que o Governo e a 'troika' têm afirmado. 

i Online

Até gosto de António Mexia, mas gostava mais de não ser "roubado" quando pago a minha conta de electricidade.

 

O problema da Energia em Portugal é até razoavelmente simples de entender:

Um terço da factura de electricidade são "Custos de Interesse Económico Geral" - leia-se, pagar o "sonho das renovaveis" e investimentos que as empresas de energia fizeram nos últimos anos  - e a existência de um Monopólio Privado num mercado liberalizado de "faz de conta".

  

Não preciso de dizer a um economista como António Mexia que, isto tem um nome em Economia: "Rent seeking Monopoly" e é o principal custo social de um monopólio! Se eu fosse dono de uma empresa, e pudesse transferir os custos dos meus investimentos totalmente para o consumidor, que não teria alternativa, também eu saberia gerir uma empresa muito bem!

 

PS(D): Gosto do timming de comunicação do resultado da auditoria aos preços da energia, e da intenção do governo de intervir: depois de já terem arrecadado o dinheiro da venda aos chineses. 

13 comentários

Comentar post