A independência da Madeira
É um tabu, o da independência, que se alimenta de recorrentes insinuações por parte dos políticos da região. Não surpreende, por isso, que o tabu seja quebrado por uma juventude partidária. Surpreende ainda menos que seja quebrado pela JSD, que pauta tantas vezes a sua intervenção política pela irreverência de opinião.
As declarações de José Pedro Pereira, presidente da JSD Madeira, citadas pelo Público não me causam sobressalto. O que a mim preocupa é que um dirigente político da Juventude Social Democrata confunda buscas no âmbito de uma investigação criminal ao governo de Alberto João Jardim com um "ataque" aos madeirenses.
De facto, os madeirenses têm toda a razão para se revoltarem. Não é, porém, contra o continente que o devem fazer mas contra os medíocres quadros políticos que os representam. Se as juventudes partidárias representam uma esperança para o futuro de um país, região ou cidade, José Pedro Pereira é um presságio aterrador... A JSD Madeira e os jovens madeirenses merecem muito melhor.