Alquimia Financeira
Sempre achei a estrutura do fundo de resgate da União Europeia curioso. Julgo que nem se tivessem contactado a Goldman Sachs e tivessem pedido a pior estrutura possivel, tinham chegado a esta ideia.
E a constatação está aqui:
"A agência de notação financeira Moody’s cortou nesta sexta-feira o ratingatribuído aos dois fundos de resgate da União Europeia, em um nível cada um, uma decisão que surge depois da queda da nota de França."
O problema é, ou deveria ser óbvio, para qualquer um com um nível minimo de literacia financeira. O fundo de resgate opera com base numa garantia mútua de todos os países. Os resgatados incluidos. Isso implica um risco de correlação que deveria ser óbvio, no financiamento, porque os mais pequenos arrastam o fundo para baixo. Isto é, enquanto estrutura, em tudo semelhante aos famosos "CDOs" do mercado imobiliário norte-americano. Há pessoas que ainda acreditam em Alquimia Financeira.
PS(d): Nunca se desiludam aqueles que acham que os políticos farão a coisa errada, da maneira errada com o timming errado. A cacófonia sobre a extensão das negociações sobre a Grécia a Portugal e a Irlanda ficará também para a história.