Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Mais um sinal da Bomba Demográfica

Ricardo Campelo de Magalhães, 27.12.12

 

14 - 4,2 - 1,7.

Em Portugal o número de pessoas em idade activa sobre o número de pessoas reformadas era em 1960 de 14, hoje é de 4,2 e quando eu me reformar em 2050 será de 1,7.

 

Seja qual for o governo, estes números são mais ou menos inevitáveis. Numa sociedade de deireitos adquiridos, os jovens partem ou decidem não ter filhos. Os idosos recebem muito mais do que alguma vez descontaram mas também não são eles que vão equilibrar a pirâmide demográfica.

 

Hoje foi notícia que "houve mais 16 mil funerais do que partos só no primeiro semestre". Faz sentido. Ou se produz riqueza e se dimunui a terrível injustiça inter-geracional neste país, ou estamos condenados a vender património físico e empresarial ao estrangeiro, a diminuir de população e viver para pagar juros.

 

O diagnóstico creio que é fácil para alguém que não esteja em transe ideológico.

A resolução do problema parece que vai implicar uma crise a sério que faça perceber ao povo o quanto tem vivido acima das suas possibilidades ou, se preferirem, o quanto vão ter de mudar para que os empresários deste país possam criar a riqueza para sustentar todos os direitos adquiridos.

7 comentários

Comentar post