Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Este é o nosso país

Essi Silva, 21.08.13
Um país no qual a Comunicação Social dá destaque ao novo filme dos One Direction (aqueles miúdos* de uma Boys band britânica com milhões de miúdas a babarem-se); à entrevista que o Lorenzo eu-sou-milionário-e-amigo-da-Pamela deu à Judite (entrevista essa que me levou a desligar a TV - ele fez algo pelo país? É filantropo? Um empresário de sucesso?) e a revelar fofocas do submundo político, de licenciaturas manhosas e dos SWAPS.

Ora bem, em primeiro lugar, ainda não vi uma boa explicação sobre o que é um SWAP e sobre as suas vantagens. Pelo que os Media pintam, os SWAPS são tipo armamento. Uma cena super má e tal.

Para além disso, não obstante eu não gostar da nossa actual Ministra das Finanças, e de achar que ela foi muito bem "caçada", não entendo esta perseguição fatal aos erros do Governo.

Especialmente porque não ouço um elogio. Um reparo positivo. Até quando o Primeiro-Ministro vem falar de retoma, logo no noticiário seguinte se desencanta um economista ou perito xpto para desmentir as declarações ou elucidar sobre a verdadeira conjuntura...

Mas isto nem sequer é o que me preocupa mais. Se o Governo não se sabe defender, nem comunicar em condições - esta cena dos briefings vale o que vale (que para mim é 0) - é problema seu.

Agora, nem reportagens de qualidade há. Quando se faz jornalismo investigativo e de topo é para desenterrar papéis que provam corrupção, para descobrir uma testemunha nova para o caso Rui Pedro, para descobrir um coitado qualquer que vive numa gruta.

Onde está o jornalismo que expõe a corrupção ao nível autárquico? Ou faz uma comparação da qualidade do ensino com o pós-25 de Abril, com testemunhos e video footage? Da Maçonaria e seu peso na Administração e no Estado - isso sim, seria um bom tema, que não é explorado porque há demasiados interesses em jogo? Do empreendedorismo em tempos de crise ou do voluntariado?

Algo de muito errado se passa num país no qual o Governo está permanentemente sob fogo - com um deficit orçamental e uma crise para resolver - os Lorenzos desta vida são mais importantes que quem se levanta todos os dias para ir trabalhar para pagar as prestações do carro e da casa, bem como quem os ajuda a fazê-lo; e o destaque de cinema foca numa Boysband.

*sim sim, eu sei que eles não são muito mais novos que eu