Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Porque é que eles não descem?

Elisabete Oliveira, 18.09.08

 

 

 

A BP aumentou hoje a gasolina em 1 cêntimo.

 
Quando comparamos o que acontece no mercado nacional com o resto da Europa, verificamos que cerca de 20 países da UE reduziram mais os preços dos combustíveis que Portugal.
 
O secretário-geral da Associação de petrolíferas, José Horta, explicou esta situação à Antena 1, garantindo que " as petrolíferas têm descido os preços,  mas os refinados não seguem sempre o crude. E diz ele, não temos visto descidas tão acentuadas nos refinados como no crude.
 
Com certeza. Mas surgem-me ,pelo menos, duas questões.
 
Se o preço praticado em Portugal é baseado na cotação dos combustíveis no Mercado Internacional, porque é que verificamos que as descidas em Portugal são das menores nos 27 países da União Europeia? 
 
Se a descida da cotação do crude  não influencia de forma linear e simultânea os preços dos combustíveis, porque é que acontece precisamente o contrário no mercado nacional, quando a sua cotação sobe?
 
Numa área que afecta de forma  determinante a vida de todos os portugueses,  porque é que este Governo se revela incapaz de nos garantir de forma clara e transparente que as regras do mercado funcionam?

 

A que interesses é que afinal responde?

19 comentários

Comentar post

Pág. 1/2