Superleague Formula
Decorreu este fim de semana mais uma prova do Superleague Formula. Desta vez no autodromo do Estoril.
Para quem não sabe, ainda, o que isto é, trata-se de uma ideia de há vários anos que no corrente foi finalmente levada a cabo. Pega-se nas 3 coisas que o homem mais gosta, mete-se numa Bimbi e temos mulheres bonitas (1), na grelha de partida a tapar o sol a um piloto dentro do seu carro (2) de 750 Cvs (em tudo semelhante a um F1) que é de uma equipa detida por um clube de futebol (3). Portugal tem o seu representante, o Futebol Clube do Porto. Agora para mais informações vejam este link porque agora vou comentar: http://www.superleagueformula.com/
Passei este fim de semana colado ao autódromo. O espectaculo foi viciante e trouxe algumas notas que aqui queria partilhar:
1- A organização foi fantástica. Grátis, as entradas permitiam o acesso a todos os locais do autódromo incluíndo as boxes onde milhares de pessoas tiraram fotografias, conviveram com os pilotos, assistiram à reparação do "Al Ain" que havia partido o motor de manhã etc. E o mais incrível? Não houve carjacking e estavam lá 20 camionetas a transportar a claque dos dragões. A organização mostrou, assim, um exemplo de como é possível fazer eventos rentáveis sem se ter que pagar um bilhete de 50€.
2- A dinâmica criada para o fim de semana foi fantástica. Juntaram-se 3 corridas diferentes: o campeonato nacional de resistência, a etapa do Superleague Formula e uma corrida de carros antigos de F1 onde estiveram presentes o Tyrrel, Matra e o John Player Special do Senna. Fantástico.
3- A nível técnico é-me dificil de comentar, mas os comentários do mecânico que há em mim e dentro de qualquer português detectou uma falha. Nos treinos de qualificação de sábado no campeonato de resistência, a Team Vodafone (que conseguiu o 3º melhor tempo), mesmo com um episódio delirante. Quando o carro foi às boxes mudar os pneus para atacar a Pole, a troca foi feita e o Shôr Dias reparou que havia um pneu novinho em folha que ficara no circulo traçado para os pneus novos... 2 minutos depois o Porsche 911 estava a entrar novamente nas boxes. Os dois mecânicos que pareciam saídos da minha "Autoduque" estavam histéricos porque se tinham enganado e meteram um pneu usado da frente, na traseira. Delirante, o carro vinha coxo, inclinado para a Direita.
4- Uma situação muito perigosa aconteceu quando na mudança de um pneu o mecânico escorregou e ficou com a cabeça debaixo do pneu no momento que o sinal verde foi mostrado e a primeira engrenada. Foi a 5 metros de mim e vi o capacete a 5 cms do pneu em rotação máxima. Assustador.
5- O piloto do Liverpool e a tática do Dortmund. O Dortmund decidiu ir em último à troca de pneus, talvez para chegar ao fim e disputar os primeiros lugares com pneus mais frescos. Um flop. Nas últimas 6 voltas o público que estava a vibrar com a corrida deste piloto, ficou desiludido com o facto deste ter perdido uma vantagem de quase 10 segundos para chegar ao fim em 5. Já o piloto do Liverpool apresentou-se com uma condução extremamente agressiva, apaixonante, genial. No final da primeira curva fez 3 ultrapassagens cada uma mais assustadora. Acabou por perder posições talvez pelo facto oposto ao do Dortmund, foi cedo demais às boxes.
Já sei... pareço um puto. É verdade, adoro automobilismo e nunca tive a oportunidade de ver uma prova desta natureza em Portugal porque os preços eram exorbitantes. Desta vez só me apetece dizer à organização um "MUITO OBRIGADO".