Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

5 anos depois...

André S. Machado, 12.03.09

 

Os atentados de Madrid, em 11 de Março de 2004, chocaram toda a Europa.

Depois dos Estados Unidos terem sido atacados em seu solo, pela primeira vez desde a sua existência como Estado, em 2001, estes atentados, como os de Londres, revestem-se de uma dimensão peculiar. Foi um ataque e um golpe muito forte no seio da civilização ocidental.

 

Cinco anos volvidos, avançou-se um pouco, mas apenas isso: Avançou-se pouco!

A Europa e os seus países membros da União esperam por políticas de defesa comum que assegurem a segurança de todos os cidadãos.

Vivemos, hoje, num clima de medo! Medo face à indecisão do mundo económico e financeiro, medo face ao terrorismo, medo face a uma era em que jovens saudáveis desatam a matar gente nas escolas e nas ruas!

 

A crise e o terrorismo vencem-se com coragem, coragem política! Não se ouve falar de outra coisa senão em bancos, multinacionais e desemprego. Quero acreditar que as instituições nacionais e europeias não descuram a questão do terrorismo e de um possível ataque em solo europeu, passados cinco anos desde Madrid.

 

Que esta efeméride nos lembre que o risco existe e que não podemos deixar de estar atentos, por um minuto que seja. Porque se, por um lado, estamos a lutar contra uma crise, por outro, temos um inimigo cuja única preocupação somos nós e a nossa segurança!

 

3 comentários

Comentar post