5 anos depois...
Os atentados de Madrid, em 11 de Março de 2004, chocaram toda a Europa.
Depois dos Estados Unidos terem sido atacados em seu solo, pela primeira vez desde a sua existência como Estado, em 2001, estes atentados, como os de Londres, revestem-se de uma dimensão peculiar. Foi um ataque e um golpe muito forte no seio da civilização ocidental.
Cinco anos volvidos, avançou-se um pouco, mas apenas isso: Avançou-se pouco!
A Europa e os seus países membros da União esperam por políticas de defesa comum que assegurem a segurança de todos os cidadãos.
Vivemos, hoje, num clima de medo! Medo face à indecisão do mundo económico e financeiro, medo face ao terrorismo, medo face a uma era em que jovens saudáveis desatam a matar gente nas escolas e nas ruas!
A crise e o terrorismo vencem-se com coragem, coragem política! Não se ouve falar de outra coisa senão em bancos, multinacionais e desemprego. Quero acreditar que as instituições nacionais e europeias não descuram a questão do terrorismo e de um possível ataque em solo europeu, passados cinco anos desde Madrid.
Que esta efeméride nos lembre que o risco existe e que não podemos deixar de estar atentos, por um minuto que seja. Porque se, por um lado, estamos a lutar contra uma crise, por outro, temos um inimigo cuja única preocupação somos nós e a nossa segurança!