Change you can believe in...
Depois de anos de discursos de terror. De "Ou estão connosco ou contra nós". De puro unilateralismo. Chega o discurso e a nova posição dos EUA. Segundo o FT de ontem, os líderes radicais do Islão estavam muito nervosos com o discurso de Obama no Cairo.
Muitos anos levaram a criar e a manter a clivagem entre as civilizações, explorando ao máximo a violência e a religião.
Mas depois de Bush, Obama iniciou o seu discurso com um Assalum Alaykum - Que a Paz esteja convosco.
Seguiu-se um discurso forte, que aconselho que oiçam, que leiam, que releiam, que revejam. Chama-se A New Beginning. Façam-no e vejam a mudança. Nas palavras e nas acções. Passadas e previstas.
Já desde ontem estava para escrever sobre isto, mas ficou para hoje. E em boa hora. Pois fica em contraste com o post da Elsa; Será que enquanto os EUA se tentam reconcialiar com o mundo Islâmico, a Europa está a tomar o caminho inverso?