E assim se cala Moniz... e se faz Sócrates feliz!
E o desejo de Sócrates foi concretizado - Moniz foi afastado da TVI. Isto significa que a informação da TVI vai passar a ser mais domesticável, mais suave, mais influenciável, mais à medida dos padrões de "liberdade" e de "democracia" do Sr. Sócrates.
Sendo Moniz o homem que percebe mais de televisão em Portugal, que pegou numa empresa à beira da falência e a torna a jóia da coroa da Media Capital (a única que dá lucro), líder de audiências incontestada, como explicar que Moniz seja demitido? Até Nicolau Santos (que tem sido muito brando para o Governo Sócrates) escreveu ontem no EXPRESSO que tal decisão só poderia ter um fundamento político, nunca económico...E os partidos não se pronunciam? O que mudou desde a tentativa de aquisição da Media Capital por parte da PT? E, se o JORNAL NACIONAL de Sexta não volta a 4 de Setembro, não é um facto político? Media Capital, detida pela Prisa, próxima dos socialistas espanhóis, com quem por acaso Sócrates se dá bem, que já teve como presidente Pina Moura, o Primeiro-Ministro se digna a apelidar um programa informativo emitido pelo canal que aquele grupo detém como jornlaismo travestido, o director-geral é afastado e o Jornal da sua mulher é suspenso - tudo isto será coincidência? Mera decisão empresarial? Esta história não é tão linear... está mal contada.
E a cereja no topo do bolo seria Emídio Rangel acabar como sucessor de Moniz - seria uma recompensa por se ter tornado, depois de Vital Moreira, o sacerdote-mor do Governo de Sócrates. É vê-loo defender tão acerrimamente as conquistas do Querido líder...Cheira-me que apoio tão leal, tão fiel, tão exacerbado terá de ser recompensado de qualquer forma. A acompanhar nos próximos dias...