Quando a Política local se mistura com o Futebol nacional
Não constitui novidade o gosto que alguns políticos têm de chamar a si e à sua estrutura, um conjunto de personalidades, que pela sua imagem pública e reconhecido mérito profissional, possam agregar de alguma forma as vontades e as escolhas da população numa determinada área.
No caso da Freguesia de Almargem do Bispo, em Sintra, Fernando Seara resolveu convidar à última hora uma figura do "mundo" do futebol, que no presente se encontra em plena actividade profissional. Será esta uma boa escolha ou um profundo erro?
A verdade é que a actividade política na sua expressão mais nobre é feita através do combate de ideias. E para tal é expectável que quem a exerça, detenha um conhecimento alargado sobre o que discute, com base num programa que propõe. Mas e se esse programa não existe? Será que a notoriedade pública é suficiente para ganhar eleições, mesmo que suplantando a falta de propostas? E a dimensão tempo? Não será também ela fundamental para quem quer fazer um bom trabalho de proximidade junto das populações?
Sinceramente acredito, que mesmo o mais desinteressado dos eleitores entre nós, não goste de se sentir representado por uma escolha, que não tem quaisquer provas demonstradas no terreno. Mas como em tudo na vida, cada um de nós tem de assumir as suas responsabilidades. E os decisores políticos não poderão fugir às suas, como muitas vezes tentam fazer, quando as suas apostas pessoais redundam num autêntico fracasso...