O ERRO DE PORTAS
O programa do CDS/PP apresenta medidas meritórias, positivas, sensatas. Desde o apoio às pequenas e médias empresas até à revisão das leis penais. Saleinte-se que, a análise comparada dos programs do CDS e do PSD, revelam pontos de convergência assinaláveis (e até surpreendentes). Assim, esperava-se que Portas não hostilizasse o PSD até ás eleições, prefigurando, desde já, uma coligação tácita, crescendo os dois partidos à custa do PS e (menos) da extrema-esquerda.
Todavia, surpresa das surpresas, Portas, ontem, insurgiu-se contra o PSD, alegando eventual plágio de medidas e falta de capacidade dos sociais-democratas para executar o programa e mudar Portugal. Porquê? Como interpretar esta atitude de Portas, que parece que, recentemente, critica mais o PSD do que o PS? Duas explicações:
- Ou Portas está a recuperar a velha teoria de Freitas do Amaral da equidistância do CDS em relação a PS e PSD, podendo coligar-se com qualquer um dos dois, tornando o aprtido numa espécie de CDS "vai com todos" - o que me parece insensato numa altura em que se torna mais evidente a derrota de Sócrates;
- Ou foi uma manobra para tirar voto útil ao PSD e manter, pelo menos, os 8% das europeias, não ser esmagado, ao mesmo tempo que atrai a atenção mediática ao seu discurso, contrariando a falta de atenção que tem merecido por parte da comunicação social (no verão, portas foi o que mais se desdobrou em iniciativas e praticamente ninguém notou, o que é sintomático).
É pena. Portugal precisa de conquistar a maioria silenciosa de direita para inverter o rumo desastroso que o país tem seguido. Só PSD com CDS pode ser uma coligação que oferece condições realistas de governabilidade e estabilidade de que tanto precisamos. Será que Portas, no seu estilo por vezes demasiado vluntarista e imediatista, perceberá esta realidade tão simples?
P.S - Portas tem aparecido com uma camisa cor de rosa. Será apenas uma adesão de Portas à moda, porque a camisa rosinha é fashion? Ou revela um tropismo para esta cor que se confirmará em Setembro, com a união aum partido com a mesma cor? De qualquer forma, o conselheiro de imagem, devia dizer-he que televisivamente lhe fica muito mal o estilo conservador, de fato azul e camisola rosinha...Tal como fica mal o azul do CDS com o rosa do PS.