Tendo tido o prazer de ser Psico-Convidado, e também para apresentar um pouco melhor as minhas ideias, agora que estamos numa conjuntura de mudança, venho falar-vos do sistema de governo em que acredito e que penso ser o que precisamos para Portugal, falo-vos do sistema Presidencialista.
O sistema Presidencialista é um sistema onde o Presidente acumula as funções de chefe de Estado e de Governo, assim sendo ele também elege os três chefes dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário.
Agora porque é que eu defendo este sistema em Portugal?
Se olharmos bem para o nosso país, verificamos que ele está a sofrer uma crise de valores, onde a integridade e honra de responsáveis pelo poder é constantemente posta em causa.
As pessoas deixaram de acreditar na política, nos órgãos executivos e nos judiciários, e cada dia que passa cada vez mais escândalos de corrupção dentro destes chocam a sociedade, sendo que as pessoas não conseguem encontrar um responsável por todos os problemas.
Eu defendo este sistema, porque o Presidente tem a responsabilidade de eleger as melhores pessoas para os cargos disponíveis. Ele sabe que qualquer falha deles, será da sua responsabilidade, pois ele os escolheu para a sua equipa, caminhando assim para um Estado onde existe uma maior responsabilidade sobre decisões que órgãos de soberania possam tomar.
Se verificarmos o que está acontecer em Portugal, com escândalos como “freeport”, com o Presidente do “Eurojust”, “Casa Pia”…etc, têm deixam as pessoas descrentes nos órgãos de poder, sem se saber muito bem a quem atribuir responsabilidades, os processos vão se arrastando até prescreverem, e a culpa morre solteira.
Temos o exemplo dos Estados Unidos, em que o sistema tem sido usado com grande sucesso, tanto nos erros como nos êxitos.
Claro que não é um sistema perfeito, claro que se corre alguns riscos, mas na minha opinião é o sistema mais transparente, e em que uma única liderança pode trazer mais confiança às pessoas.
Psico-Convidado
Firmino Miguel Serôdio