Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

UM AUTARCA DE EXCELÊNCIA!

João Lemos Esteves, 16.09.09

 

                              

Muitos dizem que o mal do PSD é não ter quadros carismáticos. Que é um vazio de líderes políticos, de pessoas com visão - e, naturalmente, o PS é, segundo os mesmos iluminados, um poço de virtudes, verdadeiro repositório de todo o talento. Como sempre, às opiniões facciosas e formatadas às conveniências de cada qual, opõe-se a realidade. E a realidade mostra que o PSD continua a ser o partido mais próximo dos portugueses, descentralizador, que não tem a ânsia de controlar a sociedade para a submeter aos interesses partidários (como outros, sobretudo após a "moda" socrática). O PSD é o partido, como me dizia alfarrabista lisboeta simpático, dos grandes autarcas. Grandes  porque têm uma visão clara  do que querem para  a autarquia que lideram. Grandes porque compreendem o pulsar da população local, que abraçam, compreendem e ajudam. Grandes porque frequentemente fazem sacrifícios pessoais, abdicando em parte da sua vida privada, para se dedicarem totalmente aos problemas dos municípios ou das freguesias.

 

Evoco aqui, hoje, um exemplo de um autarca que muito tem feito pelo seu município e pela sua população e cujo trabalho deve ser salientado: Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã. Note-se que estamos de um município particularmente sensível. Que se situa no " Portugal esquecido" pelo Poder Central, que ainda pensa que, como não dá muitos votos, não é preciso apresentar obra - é um dos (muitos) pensamentos mesquinhos que dominam a política portuguesa para nosso mal. Situa-se no interior de Portugal, que enfrenta inúmeros e complicados problemas, como o despovoamento e a incapacidade de atrair investimento e criar emprego. Pois, a Câmara Municipal da Covilhã conseguiu fixar, graças ao talento e dinâmica política do seu executivo, a Siemens na cidade, contribuindo para a sua modernização e fixando-a no mapa da inovação em Portugal.

 

Note-se que o sucesso de Carlos Pinto e equipa não é uma mera apreciação subjectiva da minha parte. É um dado objectivo: ontem, o insuspeito Paulo Pedroso, candidato à presidência da Câmara de Almada, deu como exemplo de gestão camarária de excelência a Câmara Municipal da Covilhã, liderada por Carlos Pinto. Paulo Pedroso! E a oposição do PS na Covilhã é inexistente (descontando os golpes baixos políticos, próprios de quem nõ tem argumentos substantivos).

 

A população da Covilhã certamente irá continuar a a confiar na equipa de Carlos Pinto para mais quatro anos. O seu trabalho e liderança política falam por si.

 

 

11 comentários

Comentar post

Pág. 1/2