A verdadeira máquina!
A meio da primeira de duas semanas de campanha eleitoral para as autárquicas, acho que não é o momento de discussões internas que, por muito interessantes que possam ser para proto-candidatos e seus apoiantes, só prejudicam uma campanha que tem tudo para ser o motor de uma estrondosa vitória eleitoral, no próximo dia 11 de Outubro.
O PSD é, desde sempre, o partido do poder local. Esse carácter mais próximo das populações contribui, em muito, para a tradicional classificação do partido como "o mais português de Portugal".
Tudo tem o seu tempo. Agora, é hora de apoiar os candidatos autárquicos social-democratas, na convicção de que são eles os mais capacitados para dirigir os destinos das autarquias portuguesas.
O calendário eleitoral, este ano, foi pesado. Os recentes acontecimentos adivinham, de certa forma, uma campanha precoce, noutras andanças.
O fundamental, nesta hora, é a mobilização e o empenho para uma semana exigente, que se aproxima. Há desafios muito ambiciosos, a começar pela capital, que grita por "sentido" e por obra, passando pelo Porto, onde se pede uma clara maioria contra a hipocrisia política de Elisa Ferreira e do PS.
Garantir um número de autarquias bem superior ao dos restantes partidos, nomeadamente o PS, é um ponto estratégico: Só assim se ganha uma força importante, a nível nacional, seja através das Áreas Metropolitanas ou das Associações Nacionais de Municípios ou Freguesias.
São esferas diferentes, mas penso que a vitória que se aproxima nestas eleições pode ser uma motivação importante para futuros desafios.
Espere-se por 12 de Outubro... Aí sim, será tempo de reflectir sobre os resultados. Aí sim, haverá pesos suficientes para a balança. Aí sim, poderemos pedir satisfações e aferir responsabilidades.
Até lá, apostemos nos nossos difíceis combates. Missões quase impossíveis, em muitas autarquias. Centremo-nos naquilo que é importante!
Bom trabalho a todos aqueles que estão envolvidos nestes projectos! Os que dizem mais às nossas populações!