Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Portugal Nuclear?

PsicoConvidado, 13.10.09

Marcelo disse que ia ponderar se ponderava ser candidato a líder do PSD, e inspirou este post no sentido de ponderar se devíamos ponderar a produção de energia nuclear!

 
Neste momento centrais nucleares geram cerca de 17% da energia eléctrica consumida no mundo, 21,6 % na OCDE e 25,8% nos países europeus da OCDE.
Como vantagens da energia nuclear temos a produção de energia eléctrica em grande escala com 0 % de emissões de carbono.
Estas centrais tem elevado custo de construção e baixo de operação, contrariamente às termoeléctricas (que produzem energia a partir dos combustíveis fosseis) e de acordo com o relatório da Agência para a energia nuclear da OCDE é economicamente bastante competitiva quando comparada com as restantes fontes de energia. Esse mesmo relatório considera que o principal factor que condicionará o desenvolvimento desta energia é a opinião pública.
Porquê em Portugal? Temos muitos e bons motivos… Não produzimos os combustíveis fósseis que queimamos para produzir a maior fatia da energia eléctrica que consumimos portanto, diminuiríamos a nossa dependência energética de países terceiros (e essa é uma importante forma de soberania!), distanciaríamos o custo da energia eléctrica das flutuações dos preços dos combustíveis fósseis e ainda melhoraríamos o deficit da nossa balança comercial. O último motivo e talvez o mais importante é que estaríamos a diminuir a emissão de gases estufa, dando um contributo positivo contra o aquecimento global e pouparíamos na cota de emissão de CO2 (convém não esquecer Quioto e os seus custos $$$)
 
Psico-Convidado
Rui Cepeda

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/3