Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Lusofobia

Miguel Nunes Silva, 19.10.09

 

Sim, há lusofobia no Brasil.

 

Não é nada de novo para quem navega a net mas vamos tentar perceber de onde ela vem:


- Antes demais convém referir o legado cultural que deixámos de desresponsabilização.

Tal como em Portugal a culpa é da crise, no Brasil a culpa é do colonizador;


- Uma das teorias que pode pelo menos explicar o ódio irracional de muitos Brasileiros a Portugal é o seu actual regime.

O regime republicano no Brasil (tal como em Portugal), como todos os regimes, é sempre um pouco revisionista daquele que o precede. No caso brasileiro, a monarquia dos Bragança. Assim se explica por exemplo que os manuais de história brasileiros ignorem para além do essencial, o período português da história do Brasil e que por outro lado contenham barbaridades sobre Portugal nas raras ocasiões em que o referem. Assim também se explica todo o paradigma de modernidade que viu a arquitectura de tradição colonial portuguesa ser substituida por betão e minimalismo e deixar monumentos históricos ao abandono.

Talvez também daqui se explique o porquê de haver tantas correntes dentro do Brasil que defendam a separação do Português enquanto lingua oficial do Brasil...;

- Um outro é a rivalidade de legados.

 

No Brasil, os italo-descendentes e os germanico-descendentes fazem questão em deturpar e secundarizar os feitos dos Portugueses.

 

Por exemplo, as novelas falam dos grandes épicos da imigração italiana mas quando é produzida uma com o título "caminho das índias", Portugueses e história de Portugal nem vê-la.

 

 

Assim a mentalidade leva a que alguns Brasileiros culpem o ex-colonizador, a educação republicanista faz com que o preconceito perdure e a rivalidade étnica propaga o sentimento.

15 comentários

Comentar post

Pág. 1/2