![]()
O Novo Governo já tomou posse e as atenções viram-se, principalmente, para uma das pastas mais polémicas da anterior legislatura: a Educação. Destaco o facto do Eng. Sócrates ter apostado numa conhecida independente, que pela sua experiência como docente inspira mais confiança do que a anterior ministra, Maria de Lurdes Rodrigues.
Nas mãos, Isabel Alçada terá que dar resposta ao inenarrável processo de avaliação dos professores que, a julgar pelas primeiras declarações que fez à imprensa, dizendo que manteria tudo na mesma, não se espera bom augúrio.
O Novo Estatuto da Carreira Docente terá de ser profundamente alterado, à semelhança do Estatuto do Aluno, com uma necessária reponderação dos critérios utilizados para transições de ano dos alunos faltosos.
Mas, aquele que me parece ser o principal desafio da Ministra é a adopção de uma nova postura em relação aos agentes educativos, nomeadamente, no que toca aos professores. É imperioso restaurar a autoridade e o respeito pelos professores.
De outra forma, esta não passará de uma aventura… no Ministério da Educação!