Há pessoas com demasiado tempo livre...
A presença de crucifixos nas salas de aula é "uma violação do direito dos pais de educar os seus filhos de acordo com as suas convicções" e "uma violação da liberdade religiosa dos estudantes". Esta foi a deliberação do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo.
Pela primeira vez, numa decisão histórica, o tribunal decidiu sobre a presença de símbolos religiosos nas escolas. A decisão surge na sequência de uma queixa de um cidadão italiano que em 2002 pediu aos dirigentes do Instituto Público, onde o filho estudava, que fossem retirados os crucifixos. Perante a recusa, recorreu - também sem êxito - para os tribunais italianos.
Mas havia qualquer problema em ter crucifixos em algumas salas, tendo em conta toda a nossa herança judaico-cristã..? Não defendo que lá devam estar, mas recorrer ao TEDH devido a tal..?
É a presença de um cruxifico que faz com que se viole o "direito dos pais de educar os seus filhos de acordo com as suas convicções" assim como a "liberdade religiosa dos estudantes"..?