Imaginem que estão num InterRail e que ficam sem bateria no telemóvel. Sem tomada eléctrica por perto, preparam-se para um tempo record sem contacto telefónico com o mundo. Imaginem então, que têm um aparelho que carrega o vosso telemóvel através do vosso andar ou melhor, oscilação. Porreiro não é?
Pois é, foi assim que surgiu um novo projecto luso, o “emOve Corporation”, que pretende desenvolver uma tecnologia que permita transformar a energia do movimento (como andar ou correr) em energia eléctrica.
![]()
Vencedor do Prémio Inovação EDP Richard Branson, que distingue propostas energéticas inovadoras na área das Clean Tech, a equipa quer desenvolver uma tecnologia capaz de transformar a energia despendida no movimento em energia eléctrica, através de um gerador esférico portátil, permitindo ao utilizador final o consumo de electricidade de uma forma auto-sustentável e amiga do ambiente.
Após um processo de refinação, esta tecnologia prometerá uma aplicação no mercado da energia das ondas, área ainda inexplorada e com enorme potencial, especialmente dadas as condições de Portugal! Acrescente-se que as esferas são muito mais resistentes e têm um custo mais reduzido que os actuais sistemas de energia de ondas, que funcionam à base de pás facilmente degradáveis dada a sua inflexibilidade.
O prémio, no valor de 50 mil euros, será aplicado pela equipa na criação de uma empresa que torne esta ideia numa realidade.
Afinal, até há empreendedorismo jovem em Portugal!