Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PARA QUE SERVEM AS DISTRITAIS???

Bruno Ribeiro, 20.01.10

 

Foi a pergunta lançada para uma mesa à volta da qual se discutiam as próximas eleições aos órgãos distritais do PSD de Setúbal. E posso dizer-vos que uma eventual resposta da minha parte me deixou a pensar, daí estar a escrever este post.

 

É óbvio que as Distritais servem para alguma coisa! Está nos nossos estatutos, expresso em 7 pontos. Sete! Gerir a actuação do partido no respectivo distrito, coordenar a acção das Secções, propor candidaturas à Assembleia da República, coordenar os autarcas, homologar novas Secções, coordenar a ligação dos Deputados à sociedade civil e apresentar as contas do partido a nível do distrito.

 

Pois bem, temos então que as Distritais têm dois tipos de funções: meramente administrativas (contas, homologações) e subjectivas (coordenação de titulares eleitos para cargos públicos, aplicar a estratégia nacional no seu distrito e propor candidaturas que a direcção nacional quase pode ignorar).

 

Tendo em conta estes factos, é realmente aceitável que se ponha em causa a utilidade deste nível de órgãos. Poderão sempre argumentar que estamos recheados de dirigentes distritais fantásticos, que fazem um grande trabalho e dão um contributo fundamental ao partido. Ou então também poderão dizer “eh pá oh Bruno, tás p’aí a mandar postas de pescada mas afinal qual é a solução alternativa?”

 

Isso é o que eu espero perceber na caixa de comentários…

18 comentários

Comentar post

Pág. 1/2