Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Igreja em crise?

Diogo Agostinho, 05.04.10

 

Anda por aí uma histeria enorme na senda dos acontecimentos horrendos de pedofilia. Pelo mundo inteiro, pessoas sairam de casa para colocar acções e testemunhar crimes passados. O número de processos cresce e felizmente que as pessoas conseguiram passar a dificil tarefa de recontar os cirmes que sofreram. É com tristeza que recebemos estas notícias. Não fica ninguém indiferente quando sabemos que adultos abusaram de crianças, sejam eles padres, apresentadores de tv, futebolistas ou políticos. Não interessa. É um crime nojento, de seres com perturbações mentais que merecem penas graves e acompanhamento para a vida!

 

Porém, esta histeria contra a Igreja e sobretudo contra o Papa Bento XVI, parece-me algo exagerada. Ora, os padres que falharam, são seres humanos, falham na sua ligação a Deus e falham pelos votos que fazem. São pessoas que não servem à Igreja. Este facto, tem e deve ser enquadrado. Mão de ferro com quem prevarica e sobretudo apoio e auxilio às vítimas destes crimes. Colocar Bento XVI como co-responsável destes actos e sobretudo incriminá-lo é agir num ataque cego a uma religião. Devemos lutar sempre por saber e prender quem falhou. Mas, não devemos confundir Igreja - Instituição, com Igreja - Representantes.

 

É preciso calma nesta hora. É preciso respostas claras por parte da Igreja. Respostas positivas e de apoio. Internamente deve lutar para o afastamento dessas pessoas que de facto, não são representantes de Deus. Não se pode abafar nada, mas não se pode contaminar uma das instituições mais importantes a nível mundial, que faz um trabalho meritório, apesar de todos os seus defeitos. Pois é feita por pessoas e como tal, também falha.

10 comentários

Comentar post