Revolução de Mentalidades
Esse é o nosso desafio para depois ajudarmos o nosso país a vencer o seu.
Portugal chama por nós e o PSD tem a Missão de lhe devolver o Futuro!»
Com estas palavras de Nuno Matias, levanto ligeiramente o véu para uma moção que irá ser apresentada este fim de semana no Congresso do PSD. Após uma análise muito incisiva sobre a nossa situação actual, são consideradas diversas hipóteses e propostas soluções muito concretas no sentido de se proceder a esta urgente e necessária "revolução de mentalidades" quer no partido, quer no país.
Tal revolução deverá passar por uma reequação das funções do Estado, das suas formas de funcionamento, de financiamento e das políticas fiscais em vigor. A nível económico deverá apostar-se claramente na inovação, na internacionalização e na nossa capacidade de combater o défice do balanço energético, nomeadamente através de um Plano Nacional para a Eficiência Energética. No âmbito da educação deverá dar-se uma forte importância à exigência, efectuar-se um sério investimento no ensino técnico-profissional e, entre diversas medidas, sugere-se a criação de estatísticas dos níveis de empregabilidade por sectores de actividade. Por fim, são enumerados os valores que deverão guiar este novo "Modelo de Desenvolvimento Civilizacional" - a exigência, a responsabilização, a coragem e a excelência.
Dado não conseguir reproduzir, nem de longe, nem de perto, o teor da moção, recomendo vivamente a sua leitura. Todas estas propostas representam uma forte esperança pelos efeitos que podem potenciar para o nosso futuro. Como diz a moção, "o Amanhã está já aí, pelo que é preciso abraçar os novos tempos com a força de quem tem saudades do futuro."