Pedro Passos Coelho comprometeu-se a mudar, essa foi a palavra-chave de toda a sua campanha interna. De facto, houve uma alteração de discurso no PSD, substanciada numa nova abordagem dos temas, refrescada e revigorada, porventura. Associada a essa mudança, houve também uma radical mudança no paradigma de comunicação, visível de forma muito clara no próprio congresso de consagração da nova liderança.
Muitos chamam-lhe a "Obamização" da política: a relevância dos novos meios de comunicação, como são os blogs e as redes sociais, é cada vez maior e os políticos têm de olhar para estes espaços como novos veículos de aproximação ao militante, ao eleitor, ao cidadão. A reunião, a meio dos trabalhos do Congresso, com bloggers acreditados, é prova de que Passos Coelho reconhece a importância destes novos mecanismos de comunicação e participação política.
De facto, hoje é quase possível acompanhar os trabalhos do Congresso através dos mais reconhecidos blogs ou dos perfis de muitos que vão actualizando as informações a que têm acesso directo. Pessoalmente, confesso que não perdi o acompanhamento sempre bem-disposto do
31 da Armada ou do
Albergue Espanhol, fui seguindo a campanha da "rolha" do
31 da Sarrafada e até passei no
Blogue de Esquerda, que também esteve em Carcavelos.
O PSD não tem, assim, apenas uma nova mensagem, mas uma nova forma de transmitir essa mensagem: mais moderna e adequada aos desafios de presente.
Foi um bom sinal, o que saiu do congresso. Tão ou mais importante que ter um novo caminho é dá-lo a conhecer e conseguir a adesão de todos os militantes, na "rega da união", que
aqui referi e volto a sublinhar. E ainda mais relevante é conseguir a adesão dos portugueses a este projecto de alternativa que dá os primeiros passos.