Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

cada povo tem o governo que mereçe

Rui Cepeda, 17.04.10

O título deste post é uma frase de Joseph de Maistre com quase 200 anos. A ideia de o escrever surgiu quando ia responder a comentários num outro post deste nosso blog... Foi dito que era pena os jornalistas no nosso país não serem melhores e também que o povo era estúpido.

 

Não sei se o Joseph pensou noutras aplicações para o seu principio, no entanto não se deve importar que diga que cada povo tem o jornalismo que merece. Se os cidadãos tem uma enorme preferência por noticias cor de rosa e histórias do arco da velha, é difícil que o nível do jornalismo seja elevado, porque afinal de contas os jornalistas e os proprietários dos orgãos de comunicação também precisam de comer! (não é que todos mereçam, além dos que preferem a mama...)

 

Aqui devia começar o papel das elites!!! Devemos deixar de ter complexos em as aceitar e elas devem-se aproximar da sociedade em geral. Se queremos dar um salto qualitativo significativo no nosso país o povo e as elites tem de caminhar no sentido uma da outra. Os mais elucidados e os especialistas têm que deixar o conforto dos seus gabinetes e disponibilizarem-se para o contacto e divulgação, seja através de artigos de opinião num jornal, blog, jantares conferencia ou o que quer que seja...

 

O povo não é obrigado a ser estúpido e deve exigir mais do que ser tratado como tal! A classe politica não é obrigada a ser constituida por boys e se for exigido mais que isso, tal acontecerá!

10 comentários

Comentar post