À noite não se estuda e as artes são para os ricos
Em tempos tivemos escolas Comerciais e Profissionais. Um dia vou contar aos meus filhos que no meu tempo ainda se estudava à noite e ainda existiam escolas artísticas.
Chegaram as novas oportunidades e um Ministério da Educação a querer emendar os males da Educação em Portugal e tudo mudou.
Mudaram os tempos e mudaram as vontades dos nossos governantes.
Os cursos conceituados da Casa Pia passaram a ser iguais aos de qualquer outra escola profissional, segundo o modelo do ME, o que os destituiu da reputação que tinham. Será que ainda existem relojoeiros a saírem da Casa Pia?
As artes estão a morrer a par do Ministério da Cultura, que como cada vez apoia menos a cultura, deu mote ao Ministério da Educação para extinguir retroactivamente com o ensino artístico em Portugal, o que afligiu os pais que já tinham matriculado os filhos nesses cursos.
Agora, para colocar uma cereja no topo do bolo, vamos retirar aos trabalhadores, a possibilidade de completarem a sua formação à noite, já que o ensino recorrente dará lugar somente aos cursos profissionais e às Novas oportunidades. Ou seja, se estiver a trabalhar e quiser acabar o ensino secundário, ou arranjo tempo para estudar ou tiro um curso que não me serve para nada (a não ser que seja daqueles "faça 3 anos num").
Enfim, que mais posso dizer?