Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Dia Mundial Alzheimer

Diogo Agostinho, 21.09.10

 

Hoje é assinalado o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. Este é um dia que deveria existir todos os dias. Esta doença que chega sobretudo nas idades mais avançadas é tão díficil. Ver pessoas que lutaram, que trabalharam, que eram estimulantes no seu dia a dia. Que conversavam, que nos inspiravam. Ver como as pessoas ficam é de facto um motivo que dá que pensar, que nos toca e sensibiliza.

 

Será que merecemos acabar assim? Será que depois de uma vida inteira, é este o nosso fim? Custa a todos. Custa à família que acompanha este tipo de doentes, custa ao parceiro, que depois de uma vida de partilha se sente desamparado. Custa aos filhos, ver como a figura do Pai/Mãe fica incapacitado, custa aos netos perder a referência, a sabedoria dos avós. Mas mais que tudo, custa a quem sofre desta doença. Quem se perde nos seus próprios pensamentos e não consegue comunicar com o exterior. Que se perde por dentro e vê o mundo a não o compreender.

 

É de facto, um dia para assinalar, mas estas doenças estão bem presentes...todos os dias. É preciso muita força de vontade, é preciso dar, só dar. Dar tudo o que se tem. Muito carinho, por mais que não se receba nada em troca.

4 comentários

Comentar post