Um excelente exemplo de promoção da cidadania
Confesso, num tempo em que o cinismo é o denominador mínimo para quem quer olhar com olhos de ver a actividade política, eu, "Brutus", olhei para o cortardespesas.com, a iniciativa de auscultação da sociedade civil por parte do PSD, com desconfiança. Num tempo em que a efeméride é a lei, julguei estar aqui perante um mero aproveitamento mediático de uma "fome" notória do povo português de dizer tudo o que lhe vai na alma. Seria uma espécie de catarse nacional em que o PSD serviria de hospedeiro gentil, qual Dr. Frasier Crane à portuguesa. Mais a mais, facilmente se lançaria uma iniciativa destas com foguetório esfuziante para pouco tempo depois deixar morrer em lume brando qualquer verdadeiro e consequente ganho para o país, sem que daí adviesse significativo prejuízo político-mediático.
Enganei-me e que bem que sabe enganar-me nestas ocasiões, o partido soube estar à altura de quem despendeu o seu tempo a ajudar Portugal e temos aí o resultado. Recebi hoje mesmo uma súmula da actividade do site que denota a seriedade empregue e a genuína vontade de dar consequência à auscultação dos portugueses.
As minhas reservas estão praticamente ultrapassadas, para além destes dados e das inúmeras propostas recebidas (cerca de 15000), fui abordado por amigos dos mais variados quadrantes políticos que fizeram questão de elogiar a iniciativa. E acreditem que, nos tempos que correm, um elogio a um partido é um oásis muito bem-vindo no espectro democrático português.
Saiba o PSD dar agora seguimento a este diálogo produtivo com a sociedade, sem nunca se deixar cair em populismos voluntaristas e mantendo a sua clarividência ideológica e teremos aqui o primeiro passo para a modernização dos partidos políticos no nosso país.
Como soe dizer-se no Face, "Gosto [muito] disto".