Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

O próximo momento opps?

Guilherme Diaz-Bérrio, 25.10.10

Os dados da CMVM divulgado hoje mostram que o valor das ordens de compra e venda de dívida pública fixou-se nos 1,6 mil milhões de euros no mês passado, menos 42% do que em Agosto, quando disparou mais de 400%.

Diário Económico

 

Um mercado, seja ele qual for, depende da liquidez e profundidade de transacções, de modo a manter os preços. Quando a negociação de um determinado mercado desce - não confundir com compras - quer dizer que a liquidez está a "secar", ou em Português corrente, o interesse está a diminuir.

 

Porque é que isto merece um post?

 

Porque o mercado de dívida pública é, neste momento, um "buyers's market", ou seja um mercado onde existem mais vendedores que compradores. O vendedor, leia-se Estado Português, depende do continuado interesse de compradores para se financiar. Num buyer's market, a ausência de interesse comprador obriga o vendedor a baixar o preço ao qual vende, à procura de compras. É por isto que não é preciso muitos vendedores para o preço de algo descer, basta que ninguém queira comprar. Para um exemplo, lembrem-se das obrigações do Sub Prime, que ninguém queria desde 9 de Agosto de 2007.

 

Uma descida destas nas transacções pode ser o primeiro indicador de que os investidores não andam com muita fé na dívida pública portuguesa e no Orçamento de Estado.

 

Veremos os próximos episódios desta novela financeira...

5 comentários

Comentar post