Boas notícias! *
(RTTNews) - Portuguese economy expanded at a faster pace in the third quarter, a report by the Statistics Portugal showed on Friday.The gross domestic product, or GDP, increased 1.5% year-on-year in the third quarter, faster than a 1.4% rise in the previous quarter. The GDP increased for the third consecutive quarter. A year earlier, the GDP slipped 2.2%.
Compared to the previous quarter, the GDP grew 0.4% in the third quarter, faster than a 0.2% growth in the preceding quarter.
by RTT Staff Writer
Em traços largos é de manter a escalada das exportações, de lamentar que inversamente não seja de igual modo acompanhada por quebra nas importanções. Embora seja positivo o crescimento, infelizmente ainda não estamos em linha com o resto da UE embora estejamos à frente dos PIGS (ainda não se sabem os dados da Irlanda - mas não se esperam milagres); tendo em conta que isto não seja de festejar mas sim de suspirar de alívio.
Tenho é medo que com o Natal, o consumo interno suba à custa de importações tanto de bens como de euros (crédito) e chegando a 2011 com o kick-off das medidas estranguladoras a coisa dê para o torto. Não sou apologista do momento, mas já era preciso sorrir, nem que por segundos, com algumas boas notícias. A esperança também ajuda, o optimismo também é bom. E eu, que quero que isto bata bem fundo, quero ainda mais, que depois disso venha o espírito de luta carregado de esperança e de olhos postos num horizonte que se quer melhor, mais folgado e laranja!