A REVOLUÇÃO TEM DE SER JÁ!
Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada
São precisas medidas concretas. São precisas medidas urgentes, práticas e pragmáticas. É preciso escolher já!
O País precisa escolher entre os trabalhadores que hoje fazem greve por todo o país e os milhares de jovens qualificados que lança a cada ano no desemprego e convida a sair do país.
Há milhares de jovens qualificados no desemprego, e não falo só em graus académicos... Falo de qualificações: competências no domínio de línguas, no domínio de tecnologias de informação, qualificação ao nível de todas as áreas da ciência e engenharias, qualificação ao nível das ciências humanas, sociais, económicas e de gestão.
Temos uma massa laboral com potencial e dinâmica de futuro. Há que ter a coragem de assumir esse potencial como solução para a crise económica do país. (haverá outra?) Adianta fazer o discurso do mar? Adianta fazer o discurso das Energias e das Tecnologias da Informação? Adianta fazer o discurso da fibra óptica e do TGV? Adianta fazer o discurso de recuperação da crise sem falar no futuro social do país? É possível discutir um país descartando uma fatia da população? É possível abdicar da fatia populacional que garante a sustentabilidade do Estado Social?
Durante toda a minha juventude vi a geração dos meus pais lutar por uma solução para garantir a velhice digna dos meus avós. Agora, a minha geração vê-se obrigada a sair do país, porque não tem lugar nesta arquitectura social. O que eu pergunto é: quem vai pagar a reforma dos meus pais? A minha geração vai emigrar, naturalmente. Os jovens vão sair do país, os qualificados e os não qualificados. Voltaremos um dia para encontrar os nossos pais a mendigar.