Voto aos 16
A imprensa de hoje faz eco de uma das bandeiras anunciadas pelo Duarte durante a sua campanha à presidência da JSD: o voto aos 16 anos.
Foi provavelmente a questão onde não reuniu unanimidade entre os seus apoiantes.
Como já aqui disse, esta proposta é aos meus olhos uma excelente oportunidade. Mais: segue uma linha de raciocínio imaculadamente coerente por parte do presidente da JSD: a da formação política e a luta por um ensino de competência e exigência. O Duarte sempre se bateu, e empenhou pessoalmente, pela aproximação das juventudes partidárias aos jovens sub18 indo às escolas dar formação, falar sobre política, esclarecer para a necessidade de participação cívica. O seu discurso é extremamente exigente ao seu próprio trabalho enquanto dirigente de uma estrutura a quem exige mais trabalho junto dos jovens. Vai mais longe o seu discurso na proposta de que os partidos políticos invistam 2% do seu financiamento público em formação política.
É evidente que haverá reticências a esta proposta e sobretudo resistências. São perfeitamente legítimas. No entanto, a abrangência do eleitorado aos 16 anos abre novas perspectivas até na representatividade e na voz das juventudes perante o panorama político nacional, na medida em que amplia o seu eleitorado. É verdade que a direita tem mais a ganhar nesta faixa etária. Daí que o desafio seja maior. É sobretudo, aos meus olhos, uma excelente oportunidade...