Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Vida extraterrestre?

Rui C Pinto, 02.12.10

 

 

 

Há duas semanas a blogosfera animou-se com o anúncio da NASA de que teria novas descobertas no campo da astrobiologia para revelar ao mundo. A revelação ocorrerá hoje, em Washington.

 

Uma conferência de imprensa como esta gera muita expectativa e especulação. Astrofísicos do mundo inteiro relataram, na última década, a descoberta de dezenas, senão centenas, de planetas que terão condições atmosféricas similares à da Terra. Grande parte desta comunidade científica dá como certa a existência de vida alienígena. No entanto, a NASA sempre teve uma postura conservadora: "One very important thing to remember is that we need strong scientific evidence before claiming that we have found extraterrestrial life!". Esta postura conservadora exige provas atmosféricas evidentes, como a presença de ozono, oxigénio ou metano.

 

Possivelmente, as descobertas apresentadas hoje não serão tão reveladoras como as que esperam os especuladores mais fantasiosos. A prudência da NASA vai certamente derivar no anúncio do projecto TPF: Terrestrial Planet Finder. Possivelmente este projecto vai ter como objectivo sondar a existência de vida na lua Rhea de Saturno, onde a NASA já detectou a presença de Oxigénio na atmosfera. A detecção de Metano, por exemplo, seria um anúncio brutal para a comunidade científica e justificaria um projecto de 10 biliões de dólares para colocar uma sonda na atmosfera de Rhea em dez anos.

 

Esta tarde, às 19h de Lisboa poder-se-á assistir a uma nova postura da NASA perante as suas próprias descobertas científicas e ao assumir de que a vida é certa fora da Terra. Ainda assim, a comunidade científica internacional mantém uma postura algo conservadora no que toca à procura de vida alienígena, na medida em que continua a procurar vida baseada no ciclo do Carbono. Ainda que na Terra, a vida seja essencialmente orgânica, como a conhecemos, e não haja evidência de vida inorgânica, nada garante que noutras condições atmosféricas não possam surgir formas de vida baseadas noutros elementos. Por hoje, vamos aguardar.

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2