Lavagem de roupa Rosa*

(...)17 de Outubro, no final do inquérito, que decorreu em Aveiro, a antiga responsável pela Secretaria de Estado dos Transportes e actual deputada do PS respondeu por escrito a 25 perguntas do Ministério Público (MP) sobre as diligências desenvolvidas pelos arguidos do processo Face Oculta, nomadamente Armando Vara, Fernando Lopes Barreira e Manuel Godinho, para que o presidente da Refer, Luís Pardal, fosse obrigado a reatar relações comerciais com as empresas deste.
Quando o MP questionou «se alguma vez o arguido Armando Vara, directamente ou por interposta pessoa», tinha falado com ela sobre o assunto, Vitorino respondeu: «Directamente nunca falou. No entanto, na primeira vez que falou da O2, o então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, engenheiro Mário Lino, disse-me que era uma empresa amiga do PS e que havia pessoas importantes do partido muito preocupadas com o comportamento com o comportamento inflexível do Pardal . Quando lhe respondi que nem queria falar no assunto, lembrou-me que era (tal como ainda sou) do Secretariado Nacional do partido. Respondi-lhe que isso me dava preocupações acrescidas de seriedade e que estava farta que os partidos tivessem as costas largas . No meio da conversa, os únicos nomes que foram referidos foram os de Armando Vara e de Fernando Lopes Barreira».
Questionado hoje pelo juiz de instrução Carlos Alexandre, Mário Lino foi taxativo em afirmar que tal «é mentira». E repetiu a resposta quando o juiz Carlos Alexandre insistiu, querendo saber então qual a razão por que Ana Paula Vitorino fez tal afirmação, e por escrito.(...)
*como se lavará?!?!!?!? De avental? Com Presto? Com Tide? Com desengordurante?