Que povo é este?
Há notícias que me dão azia. Sobretudo porque encerram um sentimento derrotista e passivo que tem tanto de saudosismo bacoco como de irresponsabilidade.
Alguém, em seu juízo perfeito, pode dizer que o país está pior que em 1970? Que país é este e que pessoas são estas que respondem a estes inquéritos? Este povo, para além da crise económica e financeira em que está mergulhado, vive uma crise de seriedade e de honestidade atroz. Um país, que durante vinte anos experimentou um desenvolvimento fenomenal, ao primeiro revés prosta-se no chão e levanta as mãos ao ar?
Com este país não vamos lá! Esta geração que fez o 25 de Abril sofre de uma alucinação que certamente será consequência de abusos de liberdade cometidos no calor da revolução! Esta geração, que foi capaz de revolucionar o país, vive agora uma esquizofrenia intelectual entre a barricada institucional de um estado que reclama seu e a apatia saudosista daquilo que combateram.
Eu não entendo! E, sobretudo, eu não aceito! Não é só uma questão de liberdade! É uma questão económica, social, intelectual e moral! Ninguém, sobretudo quem o afirma!, pode dizer que o país está pior que na década de 70!