Iniciativa privada!
Já muita tinta escorreu acerca do tema da reabilitação urbana de Lisboa e Porto. A informação abunda e, se é certo que nunca é suficiente dada a urgência do tema, já me leva à náusea, por vezes.
Já todos sabemos que é necessário revitalizar os centros das cidades. Todos sabemos que a actividade das Sociedades de Reabilitação Urbana não têm futuro, sem uma reforma da Lei do Arrendamento e sem que se possam realojar muitos idosos que ocupam prédios praticamente devolutos. Sem estes dois instrumentos, a reforma em curso em Lisboa e Porto continuarão lentas, insuficientes e mal sucedidas.
Do Porto chegam, porém, boas notícias. Pasmem-se! Não vêm de nenhuma empresa municipal dotada de orçamentos municipais e comparticipadas por dinheiros comunitários, não!, vêm de uma equipa de arquitectos empreendedores. Esta equipa, para além de lançar na baixa portuense um espaço cultural que já visitei várias vezes e que muito invejo em Lisboa, o Plano B, está já a trabalhar na reabilitação de um prédio com 11 apartamentos na baixa portuense para arrendamento a preços acessíveis que rondam os 300€. Aí está! Não foram necessárias apresentações públicas, empresas municipais, sociedades capitalizadas com dinheiros públicos, equipas de gestão, think tanks, fundos imobiliários, nada! Só iniciativa de quem vive o problema e tem vontade e motivação para o resolver.