Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Qual o preço da factura energética das "novas escolas"?

Sandra Gomes, 28.02.11

 

O Programa de Modernização do Parque Escolar destinado às escolas de ensino secundário, tem como objectivos recuperar e modernizar os edifícios, tornar as escolas num espaço aberto à comunidade e criar um sistema de gestão dos edifícios eficaz.

Hoje, já com 75 escolas intervencionadas, de norte a sul do País, encontramos maior conforto, melhores acessos e equipamentos de vanguarda tecnológica, como quadros interactivos e computadores. Tudo em nome da modernidade e de um ensino de qualidade.

Quem não se recorda de notícias de jovens que para frequentar as aulas tinham de estar de casaco e luvas para aguentarem o frio dentro da escola. Mas agora isso faz parte do passado, pelo menos isso é o prometido!

Após alguns meses de funcionamento dessas "novas escolas", um outro problema se levanta relativamente aos reais custos operacionais. Com orçamentos cada vez mais reduzidos, será que as escolas vão conseguir suportar o aumento da factura de energia? Será que as soluções adoptadas são realmente as mais eficazes? Numa altura que tanto se fala em eficiência energética, será que de facto essa preocupação esteve sempre presente na reformulação das "novas escolas"?

 

 

 

gominhas

 

Esperemos de não ter de voltar aos casacos e às luvas! (",)

16 comentários

Comentar post