Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Gold

Ricardo Campelo de Magalhães, 02.03.11

Os governos ocidentais (sobretudo, mas não exclusivamente) precisam de dinheiro e atacam em todas as frentes: MAIS impostos, MAIS emissões de dívida e MAIS impressão de moeda.

 

Quanto mais moeda imprimirem, menos esta vale. Quanto menos esta vale, mais inflação. Um processo inflacionário começa nos bens em que não há muita margem, não há grande cadeia de fornecedores para pressionar a esmagar preços de custo e onde a transparência do preço é maior. Ou seja, nas matérias-primas, como certamente já repararam.

Claro que não se ficará por aí, como descobrirão em breve. Os Bancos Centrais comprometeram-se a combater a inflação, mas haverá coragem política para aproximar a taxa de juro dos níveis de 1980 (onde para se combater a inflação se elevou a taxa de juro para 21% nos EUA)? Vocês sabem que não. Os maiores devedores são os estados, portanto isso vai acontecer numa escala claramente insuficiente e a inflação tornar-se-à impossível de esconder pelas manobras contabilísticas já em vigor (adoro as desculpas usadas para retirar comida e energia da "core inflation"...)

 

Assim, o melhor já sabem, é investir em matérias-primas. E a que menos é usada para a indústria e é mais usada para reserva/acumulação é o vil metal.

Podem ver a notícia clicando na imagem, mas podem também ir a goldprice.org e ver os gráficos por vocês mesmos.

Se tiverem o browser Safari, podem também ver uma apresentação sobre o tema em: JSD Economics

 

 Vai uma aposta como estamos no olho da tempestade e não no fim? Para quem confia no governo e tem as suas poupanças em Euros, vai uma aposta em como vai correr mal?

Ah espera, vocês já estão a apostar...

 

 

6 comentários

Comentar post