Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

- Oh Polícia porque é que tens uns olhos tão grandes? - É para te ver melhor. - Porque és tão gordo? - Para não ter de correr! - E porque tens um bolso tão grande? - É para te roubar melhor!

Essi Silva, 10.03.11

 

Hoje em dia o nosso sistema judicial está falido. Se os Tribunais não fazem Justiça, pelo menos poderíamos sentir-nos seguros, ao sermos protegidos por uma força policial severa e competente. Mas, infelizmente, a maior preocupação das nossas forças policiais, e do nosso Governo, é a coima. E as receitas que destas advém.

 

Será talvez isso que justifique que para além da falta de pessoal na PJ, até a frota automóvel se encontra praticamente inoperacional.

Para além disto, os dois agentes destacados no estrangeiro revelam-se insuficientes para possibilitar a resolução das inúmeras investigações internacionais.

 

"Mais de 70 por cento da frota padece de uma série de deficiências graves e estamos em crer que, se a mesma fosse sujeita a uma inspecção técnica rigorosa, garantidamente não passava", declara a ASFIC. A mesma frota, que em 2009 era a 4ª maior entre as instituições do Estado...

Sem automóveis, só se fazem diligências caso os polícias tenham a vontade de usar os próprios veículos...

 

E o pior é que do quadro de 2500 efectivos, raramente se consegue ter ao serviço metade do pessoal. Hoje são praticamente 1300 os funcionários no activo e virá a piorar com o processo que daqui a dois meses atirará mais umas quantas dezenas para a reforma.

A quebra no nº de detenções em comparação com o ano passado foi de 44%, havendo decréscimo também no nº de diligências e naturalmente de inquéritos.

 

E depois descobrimos que só agora é que os dois traficantes de droga que conseguiram escapar no dia 18 de Janeiro por terem sido mal algemados, foram capturados de novo.

É de bradar aos céus em comparação com a Finlândia em que um violador e agressor perpetrou um crime na semana anterior a dirigir-me lá, em duas semanas e meia foi capturado.

 

 

3 comentários

Comentar post