País procura psiquiatra...

Nesta última semana reforcei uma conclusão que já vinha alimentar há bastante tempo: Portugal precisa, urgentemente, dum psiquiatra e de um divã!
A "Mente Colectiva" anda com as prioridades trocadas. Esta semana morreram Salvador Caetano (2 Abril 1926 - 27 Junho 2011) e Angélico Vieira (31 Dezembro 1982 - 28 Junho 2011). Um era o icone do que hoje chamamos a "Geração Morangos com Açucar", uma geração que vive à base da gratificação rápida. Morreu num acidente de viação. A imprensa não parou de falar no assunto, na dor, na perda. Poucos falaram ou referiram questões como morrer num acidente de viação, circulando sem segurança, a alta velocidade. Foi elevado, pela psique colectiva, a Martir.
A Geração Morangos com Açucar ganhar o seu segundo Martir depois de ter tido um curto Idolo.

Outro era um self-made man. Um dos últimos empreendedores em Portugal que subiu a pulso. Tinha a quarta classe, e hoje deixa um império empresarial. Criou empregos. Criou riqueza. Lutou contra as agruras da vida. Tornou fraquezas em força. Sai de cena como nota de rodapé.
Esta semana percebeu-se bem porque o País se encontra no estado em que está:
Idolatramos gratificação imediata e irresponsabilidade, ignoramos trabalho arduo e subir pelo nosso próprio pulso, sem favores.
Claramente, Portugal precisa de um psiquiatra. No minimo, andamos com prioridades trocadas e uma total inversão de valores.